Gyaru, o que são?

Bonecas, vim mostrar um post sobre gyarus e espero que gostem🐱

Fiquem de olho!

Fiquem de olho!

Gyaru – Rápida introdução

Gyaru é um movimento fashion que começou nos anos 1970 e se tornou popular nos anos 1990. O termo gyaru geralmente era (e hoje ainda é um pouco) atribuído a jovens que possuíam pouco ou nenhum interesse em trabalho ou casamento. Como uma espécie de punks japoneses, os gyaru-o e as gyaru iam contra os paradigmas estabelecidos pela sociedade nipônica japonesa e demonstravam suas idéias através de suas roupas. A popularidade do estilo cresceu nos anos 2000, pois o mercado fashion japonês via estes jovens como consumidores em potencial. Atualmente, gyaru não mantém tanto o ideal do movimento social, todavia como movimento fashion tem ganhado cada vez mais espaço no mercado.

Blogueira Mitsu, Universal-Doll.com

Blogueira Mitsu, Universal-Doll.com

Vejam o que a Gyaru Mitsu, dona do blog Universal Doll, tem á dizer sobre:

Gal não é cosplay. Não é uma fantasia, é um tipo de vida fashion para muitas mulheres. Mulheres que se esforçam demais para conseguir o efeito desejado. Mulheres que em muitos momentos fizeram escolhas que mudaram suas vidas, como trabalhar como vendedoras ao invés de irem para a faculdade, ou para serem nailists, cabeleireiras etc. Diferentemente dos Estados Unidos, onde é fácil voltar para faculdade, esse não é o caso no Japão. Essas mulheres possivelmente escolheram uma vida de trabalhos de salário mínimo porque mudaram seu estilo. Levar isso como uma fantasia é absolutamente rude. (Tradução: Caramel)

Muitas pessoas acham que seguir um estilo é futilidade, que interessar-se por moda é inútil… Eu discordo, Acho interesses saudáveis que podem resultar em diversas coisas positivas.

Principais Grupos

Como todo grande movimento (seja fashion ou não), Gyaru se divide em vários subgrupos. São tantos que chega a ser uma tarefa hercúlea conhecer a todos, entretanto sempre existem aqueles que servem como referência e são esses que lhes mostrarei:

Kogal/Kogyaru (高校生 )

“Ko” vem do Japonês, que significa criança. Kogals são garotas que escolhem mudar seu tom de pele e cabelo para ir contra os padrões estéticos determinados pelas escolas japonesas.
Conhecidas por usarem uniformes escolares kwaii ou modificar seus próprios, elas costumam estar separadas de outras garotas(não gals) e tem necessidade de estar sempre a frente quando o assunto é moda. Kogals geralmente gostam de parecer mais jovens do que são, Gals deste grupo podem ter qualquer idade, mas costumam ser adolescentes.
O make Kogal costuma ser leve, entretanto seus cabelos são sempre muito bem tratados e coloridos, sendo geralmente castanhos ou loiros. Outras características marcantes no grupo, são as meias propositalmente bagunçadas e saias curtas.
Kogyaru, é dos grupos de gyaru mais mal visto no Japão, tendo geralmente sua imagem ligada a prostituição, enjo kosai, comportamento indecoroso e a distúrbios psicológicos com relação à compras.

Himegal/Himegyaru(姫ギャル)

Constantemente confundias com lolitas, as Himegyaru tem um estilo mais doce. São consideradas “versão princesa” do Oneegyaru.
Himes priorizam sempre o uso de vestidos que valorizem as curvas,saltos altos e cabelos bem elaborados. Uma das características mais marcantes são os cabelos bufantes com adornos. Himegals costumam dar preferência a cores suaves na hora de vestir-se.
A sub-divisão possui uma variação: Himekaji-Casual Hime, que são mais parecidas com Oneegyaru, preferenciando blusas, shorts e saias curtas. Casual Himes costumam manter seus cabelos perfeitamente ondulados e soltos, sem acessórios ou técnicas para torná-los altos como os das Himegyaru. Apliques são bem comuns em Himegyaru e Casual Hime.

Oneegal/Oneegyaru(お姉ギャル)

Como o próprio nome sugere, Oneegyaru é adotado por mulheres mais velhas (acima dos 20 geralmente) que precisam adequar-se a responsabilidades e outros pontos da vida adulta.
Mais velhas sim, com mais responsabilidades também…Mas sem glamour, nunca. Esta sub-divisão costuma investir em looks mais sexys e makes mais sóbrios, lembrando muito o padrão europeu. Looks românticos e mais casuais também são vistos frequentemente.
Pele bronzeada é pouco vista, cabelos costumam variar do loiro ao preto, sendo tons fantasia e cabelos multi-coloridos raros. Atualmente é o grupo Gyaru com maior aceitação no Japão.

Ganguro(ガングロ)

Ganguro é uma trend alternativa que apareceu no Japão logo no começo dos anos 90, usado especialmente por mulheres jovens. Tornou-se popular nos anos 2000, tendo como foco de concentração Shibuya e Ikebukuro.
Neste estilo, o tan (escurecimento da pele) é meio alaranjado; sendo combinado com cabelos loiros,alaranjados ou acinzentados. Pedras coloridas coladas no rosto, tinta branca destacando os olhos e roupas coloridas são o mais evidente neste estilo.

Yamamba(ヤマンバ)

Yamba devirou do Ganguro, porém é classificado como mais extremo. O tan torna-se mais escuro, sem perder a nuance alaranjada, os cabelos ganham mechas colridas – que costumam ser sintéticas -, as lentes de contato costumam ser mais chamativas. É característica das Yambas, ter maquiagem branca acentuada apenas na parte superior dos olhos e batom branco nos lábios.

Mamba(マンバ)

Mambas tem como principal característica o tan mais acentuado que todos os estilos citados até agora, passando do alaranjado para o marrom e ,é claro, o “panda eye”. As Mambas, diferentemete das Yamamba, usam maquiagem branca ao redor dos olhos, causando o famoso efeito panda, os cabelos também ganham mechas coloridas em alguns caso, na maioria fluorescente; entretanto as cores mais comuns vão do loiro-alaranjado ao loiro-platinado.

créditos: Belém Otaku

Eai bonecas? Gostaram da resenha? Não esquecem de comentar aí em baixo hein? É de muita ajuda pro blog. Obrigado e fiquem de olho para novos posts *-* Kissu.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s